Uma pesquisa da empresa Euromonitor
International levantou as dez principais macrotendências no mercado consumidor
em nível global nos próximos cinco anos. Entre as previsões está uma população
mais velha e urbana, mais conectada em aparelhos móveis, mas com dificuldades
econômicas.
A pesquisa destacou o aumento da classe média
como um dos principais efeito do crescimento dos países emergentes. Essa
população está cada vez mais exigente e sofisticada e, assim, a oferta de
produtos precisará atender a esse público. Ao mesmo tempo, segundo o documento,
permanecem desigualdades sociais ocasionadas principalmente por salários
desproporcionais.
O envelhecimento da população – devido à maior
expectativa de vida e à menor taxa de natalidade – é uma das tendências e também
deve colaborar com disparidades econômicas, uma vez que a força de trabalho
ativa diminuirá (como já se observa na Europa) e os gastos públicos com
saúde
vão aumentar. (mais sobre o assunto na reportagem “Envelhecer”, da edição
56- http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/envelhecer/ )
A perspectiva da Euromonitor para
os jovens de
países que enfrentam crises econômicas, como Grécia e Espanha, não é muito
otimista. O desemprego não deverá estar resolvido em meia década e eles
continuarão desiludidos. Hoje, metade dos jovens com menos de 25 anos está sem
trabalho nesses países.
Sobre os avanços tecnológicos, a tendência é de
que as pessoas acessem
a internet mais por dispositivos móveis, como celulares
e tablets, do que pelos computadores. E, como cada vez mais as pessoas se
conectam e interagem pelas redes sociais, a Euromonitor aconselha que grandes
empresas tenham como prioridade estratégias de marketing e contato com os
consumidores via web.
-----------
Por Thaís Herrero, da Página
22
Fonte:
http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-mundo-em-cinco-anos/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário