quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

" O Mundo em cinco anos "

 



Uma pesquisa da empresa Euromonitor International levantou as dez principais macrotendências no mercado consumidor em nível global nos próximos cinco anos. Entre as previsões está uma população mais velha e urbana, mais conectada em aparelhos móveis, mas com dificuldades econômicas.

A pesquisa destacou o aumento da classe média como um dos principais efeito do crescimento dos países emergentes. Essa população está cada vez mais exigente e sofisticada e, assim, a oferta de produtos precisará atender a esse público. Ao mesmo tempo, segundo o documento, permanecem desigualdades sociais ocasionadas principalmente por salários desproporcionais.

O envelhecimento da população – devido à maior expectativa de vida e à menor taxa de natalidade – é uma das tendências e também deve colaborar com disparidades econômicas, uma vez que a força de trabalho ativa diminuirá (como já se observa na Europa) e os gastos públicos com saúde
vão aumentar. (mais sobre o assunto na reportagem “Envelhecer”, da edição 56- http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/envelhecer/ )

A perspectiva da Euromonitor para 
os jovens de países que enfrentam crises econômicas, como Grécia e Espanha, não é muito otimista. O desemprego não deverá estar resolvido em meia década e eles continuarão desiludidos. Hoje, metade dos jovens com menos de 25 anos está sem trabalho nesses países.
 

Sobre os avanços tecnológicos, a tendência é de que as pessoas acessem 
a internet mais por dispositivos móveis, como celulares e tablets, do que pelos computadores. E, como cada vez mais as pessoas se conectam e interagem pelas redes sociais, a Euromonitor aconselha que grandes empresas tenham como prioridade estratégias de marketing e contato com os consumidores via web.
-----------
Por Thaís Herrero, da Página 22
Fonte: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-mundo-em-cinco-anos/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário