domingo, 16 de fevereiro de 2014

" Terceira idade, terceira idade forte e zen "

CAPA ZH

ELEITO UMA DAS CINCO MELHORES ATIVIDADES FÍSICAS PELA HARVARD MEDICAL SCHOOL, O TAI CHI CHUAN É IDEAL PARA IDOSOS
Em lista divulgada no início do ano pela Harvard Medical School, com as cinco melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, uma em especial é destacada pela famosa universidade americana quando o assunto é benefícios para a terceira idade: o tai chi chuan. Considerada uma das mais importantes artes marciais chinesas, a prática incorpora movimentos lentos e relaxantes, que promovem uma maior percepção da respiração, da mente e do corpo. Não à toa, profissionais chamam o tai chi chuan de “meditação em movimento”.

Adicionar legenda


– É uma arte que trabalha com o sentir, não com o reagir – explica o professor Sérgio Queiróz, que coordena a Escola de Artes Marciais Chinesas de Porto Alegre.

Por mesclar os exercícios do corpo com os da mente – e oferecer resultados surpreendentes aos praticantes – o tai chi chuan começou a despertar o interesse de estudiosos em diferentes áreas. Atualmente, um núcleo de pesquisa em Harvard se dedica exclusivamente a avaliar os benefícios da prática. Entre os resultados, concluiu que a prática ajuda a manter a densidade óssea, reduz dores decorrentes da artrite, promove a saúde do coração, reduz a hipertensão e, consequentemente, melhora a qualidade de vida.

Para o público de terceira idade, as vantagens são maiores ainda. De acordo com o médico do esporte Fábio S. Cardoso, dos exercícios de equilíbrio, o tai chi chuan provou ser o de maior sucesso na redução de quedas, que se tornam mais frequentes à medida que a idade avança. Além disso, sua prática é benéfica para dar força, resistência muscular e flexibilidade.

– Um treinamento de 12 meses em pessoas idosas provou que, tanto para homens quanto para mulheres, houve inúmeros benefícios físicos e psicológicos, como aumento da flexibilidade da coluna lombar e torácica, da força muscular das pernas, até redução da tensão, da depressão, da ansiedade e dos distúrbios de humor – diz.



Benefícios

Melhoria da força, do condicionamento, da coordenação e da flexibilidade

Melhoria da postura

Redução da dor e da rigidez nas articulações

Melhoria no equilíbrio e menor risco de quedas

Sono melhorado

Maiores consciência, calma e sensação geral de bem-estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário