terça-feira, 20 de janeiro de 2015

" Pô , Liberdade de expressão tem limites... "

Artigo Zero Hora

CYRO S. MARTINS Fº
cyro.martins@rdgaucha.com.br
Jornalista, gerente de Jornalismo da Rádio Gaúcha


“Vem cá: quem disse que você tem direito de dizer o que quiser? Ou, pior, publicar e disseminar o que pensa e da maneira como quiser? Não é assim.

É bom que você fique avisado: estamos de olho. Não tente nos fazer de bobos que vamos tomar providências. E não pense, não, que serão contra-argumentos, discussões de ideias, essas perfumarias.


 Nós vamos mesmo é controlar esse veículo de comunicação que você usar para espalhar suas besteiras. Em nome da sociedade, sim, como não? Ou, se não conseguirmos isso, vamos ameaçar. E, se for o caso, invadir e depredar essa sua fábrica de mentiras golpista. 
Talvez até abramos nossas mentes e derramemos fezes de animais na porta desse pardieiro, como já fizemos. Ou até apedrejemos as janelas, e não nos interessa se uma pedra acertar alguém. Já fizemos isso, lembra? Quem está nesse barco tendencioso está sujeito a tempestades.
Por isso também não estranhe se fizermos alguns ‘carinhos’ físicos em você. Afinal, ideias e notícias não se escrevem nem se publicam sozinhas. Você está por trás delas, e vamos conversar seriamente sobre isso. Lembra do Fritz Gehrlich, né? Hitler ajeitou o lado daquele folgado. E esses caras da Charlie Hebdo? Por que você se acharia diferente deles? Quem disse que você tem liberdade de expressão?

Ah, foi a ‘Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão’, é?  E só porque ali consta que ‘todos são iguais’, blá-blá-blá, você acha que isso vale na vida real? Não, não, santa ingenuidade. Lembre: ali diz que ‘a livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos dessa liberdade nos termos previstos na lei’. Bom, preferimos nos prevenir _ sempre em nome da sociedade _, e em vez de esperar para ver se você vai ter de responder ‘pelos abusos dessa liberdade’, vamos evitar que você os cometa.

Não, não é censura. Digamos que é… regulamentação. Ou regulação. Ou controle social da mídia. 
O nome você decide. Combinado?
 Mas vai publicar apenas aquilo que não abalar as instituições que determinarmos, nem se opuser às ideologias, nem incomodar as pessoas ou atrapalhar os movimentos e projetos que vamos listar, pra ficar tudo bem claro. Você terá limites sobre temas e palavras. Não, não fique triste, não é censura, repetimos. 

Estamos fazendo isso em nome da sociedade, temos certeza. Então é para o seu bem também. Um abraço democrático.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário