sexta-feira, 23 de maio de 2014

" Nossas lojas têm que entrar em campo "

Artigo Zero hora


GUSTAVO SCHIFINO
Empresário e presidente da CDL Porto Alegre
 
Porto Alegre precisa se vestir de Copa. É inteligente fazer isso. O varejo tem que fazer sua parte e embandeirar de verde-amarelo suas vitrinas. Por que ainda não o fez, agora não importa. Mas deve fazer.
Admito que estou entre aqueles que defendem a imperiosidade de se resolverem outras tantas chagas do país _ como as relacionadas à saúde e à segurança _ antes de promover um mundial de futebol. Para os visitantes, nossas agruras não têm relevância, pois os convidamos para entrar e devemos recebê-los bem. Faltam poucas semanas para a bola rolar, e o mais adequado é aproveitar o momento da melhor maneira possível.

 

Compramos um carro que não podíamos, porém jogá-lo no rio por isso não faz sentido. É uma birra infantil atrapalhar e constranger a nossa cidade e o país com atitudes que possam desagradar aos turistas e afastar aqueles com potencial para virem aqui no futuro. Precisamos mostrar uma imagem positiva, sem manifestações agressivas ou vandalismo.
Este cenário está contribuindo para o fato de a Capital gaúcha ainda não ter se vestido de verde-amarelo. Todos precisam buscar o espírito da Copa _ decorando casas, vitrines e fachadas e se preparando para a recepção _, traduzir essa atitude em bem receber os turistas e, assim, fazer girar o círculo harmonioso do emprego, da renda, dos impostos e das divisas. Em levantamento feito pela CDL Porto Alegre, a projeção é de que a Copa deverá gerar um impacto entre R$ 96 milhões e R$ 101,8 milhões no comércio durante os 16 dias do evento. Incorporando hospedagem, alimentação e transporte, os valores crescem e podem atingir entre R$ 304,6 milhões e R$ 323,1 milhões.
Além disso, fornecer uma informação ou uma orientação com educação e um sorriso quando alguém nos perguntar vai proporcionar um bem à outra pessoa. Tem o efeito de um gol em uma partida em que todos são vitoriosos por fazer jus a nossa boa fama de hospitalidade.
 

O gaúcho sabe receber, assim como nossas lojas encantam os visitantes pela dedicação aos clientes. Vamos demonstrar isso em um ambiente festivo e alegre que faça esses milhares de turistas terem saudade e vontade de retornar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário