quinta-feira, 13 de julho de 2017

vinicius torres freire

O Brasil ainda resiste a Brasília?

Jorge Araujo - 29.mai.17/Folhapress
Sao Paulo SP Brasil 29 05 2017 O presidenteMichel Temer participou de jantar por ocasião do Fórum de Investimentos Brasil 2017. com João Doria e Geraldo Alckmin e Henrique Meirelles no Grand Hotel Hyatt. PODER. Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XXX
O ministro Henrique Meirelles, segundo o qual dados de junho confirmam recuperação econômica
 
 
OS BRASILEIROS resistem à torpeza e ao tumulto da política a ponto de a economia ainda ter crescido em junho. Em outras palavras, foi o que disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta terça-feira (11). "Não há evidências" de que a "crise política esteja afetando a economia... Muitos insistem em lutar contra os fatos revelados nos dados econômicos", disse Meirelles.

É possível. Há indícios de resistência, aqui e ali, de que junho não teria sido tragado pelos escândalos e pelos conchavões de Brasília. Mas há poucas evidências: números ou fatos. É possível que o ministro tenha podido ver o que não é evidente para o público em geral. Seria natural que o ministro tivesse alguma informação antecipada.

No entanto, com as evidências disponíveis, economistas de alguns dos maiores bancos e consultorias dizem que junho deu para trás. Que o crescimento do PIB no segundo trimestre teria ficado no vermelho, o que saberemos só em agosto, de fato.

Podem estar errados. Na média, os economistas do setor privado têm errado de maneira estrambótica em suas estimativas a respeito da taxa de inflação, desde meados de 2016. Erraram nas previsões de crescimento da indústria em abril e maio.

No entanto, não é fácil dizer que essas pessoas "insistam em lutar contra os fatos revelados nos dados econômicos", como critica genericamente Meirelles.
Sim, esta Folha noticiou na terça-feira uma discreta melhora na receita federal de impostos em junho (ante 2016).

Não há dado público a respeito da venda de papel ondulado em junho, que teria crescido muito bem, segundo o ministro. Há apenas uma prévia do consumo de energia, no entanto ligeiramente positiva, se comparado a junho do ano passado. As vendas da produção doméstica de veículos continuam a crescer a mais de 18% ante 2017.

Outros indicadores que ajudam a estimar a produção do mês corrente são mais cinzentos. O tráfego de veículos pesados caiu de maio para junho, segundo dados de pedágio; os indicadores de construção civil continuaram muito ruins em junho.

Sim, de novo, o emprego parecia melhorzinho em maio, muito pouco. Mas, depois do 17 de maio do grampo de Temer, sabemos pouco sobre números, fatos e evidências da economia. Sabemos menos ainda do que o governo pretende fazer no curto prazo a fim de evitar que a peteca caia.

Como remendar o buraco da Previdência, dada a morte provável da reforma? Como tomar alguma medida, que não seja mágica e milagre, a fim de fazer o crédito pingar mais rápido na economia? O que pode ser feito para destravar algum investimento? Como lidar com a agonia ainda horrenda da construção civil?

Precisamos de reforma com efeitos a longo prazos. Mas, enquanto não chega o escafandro, precisamos tirar a cabeça da água de vez em quando. De outro modo, vamos nos afogar em novo ciclo de desânimo econômico e, talvez, tumulto político, que podem muito bem jogar no lixo as perspectivas de estabilidade e de reforma econômica. O longo prazo é feito de pequenos curtos prazos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário