segunda-feira, 24 de julho de 2017

Professor torna 'terra do urubu' referência em educação financeira


Reprodução/Facebook
Fabiano Silva Ferreira, professor de Uruburetama que preparou alunos vencedores de concursos de educação financeira
Fabiano Silva Ferreira, professor de Uruburetama que preparou alunos vencedores de concursos de educação financeira



Uruburetama fica a 115 km de Fortaleza, capital do Ceará. A cidade, cercada por serras, recebeu esse nome por causa da quantidade de urubus que sobrevoavam a caatinga para se alimentar de animais mortos. 

A economia local gira em torno do cultivo de banana, de uma cooperativa de castanha e da indústria de calçados.
Nos últimos três anos, o município, de 21 mil habitantes, foi o destino de alguns dos prêmios mais importantes de educação financeira do país. E o responsável pelo feito é o professor de português Fabiano Silva Ferreira, 33.

Fabiano conquistou um prêmio da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e coordenou o trabalho de alunos que venceram dois outros concursos da autarquia. Vídeos falavam sobre como guardar dinheiro para o futuro, evitar gastos desnecessários e começar a investir.

Os estudantes desbancaram trabalhos de cidades maiores e que ostentam indicadores socioeconômicos melhores. Uruburetama é o 35º município do Ceará no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal elaborado pelo IBGE em 2010. A cidade recebeu a mesma nota de Ribeirão Branco, a de pior colocação em São Paulo.

Caçula de dez filhos, Fabiano foi o único da família a se formar em uma universidade. Os pais são agricultores analfabetos, e a maioria dos irmãos não concluiu o ensino médio. Para cursar a faculdade, ele contou com a ajuda de uma associação italiana que arcava com parte da mensalidade.

ANOTAR NA CADERNETA

O desafio de se graduar só não foi maior do que o de ensinar educação financeira na cidade. Em Uruburetama, ainda é comum comprar em comércios e anotar os gastos em caderneta, diz.

"As pessoas não têm controle financeiro, elas ficam altamente endividadas", diz.
"Mães que trabalham na fábrica de calçados, ganham um salário mínimo e pagam R$ 500 de aluguel compram sapato de R$ 400 para o filho, sendo que a pessoa tem que almoçar, jantar e comprar outras coisas para sobrevivência", afirma.

Fabiano começou a falar de finanças aos alunos antes de saber dos concursos da CVM. Tratava de temas como crédito, conta-corrente e investimentos quando soube do prêmio. "Fiquei com medo de trabalhar um tema que não domino. Estudei e essa experiência me fez crescer como pessoa", afirma.

Ao sugerir às turmas que participassem do concurso, foi recebido com descrença. "Eles tinham a ideia de que pessoas do interior não ganhavam esses concursos. Somos do interior, mas temos oportunidade de concorrer sim", afirma.

PROJETOS

Após ajudar alunos a conquistar as primeiras colocações nos concursos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Fabiano Silva Ferreira diz ter a intenção de desenvolver projetos de educação financeira em Uruburetama. Ele quer ensinar a população a planejar melhor o orçamento.

Por enquanto, os prêmios que levou para a cidade cearense já ajudaram a despertar o interesse dos alunos e de familiares para temas ligados a como gerir melhor o dinheiro.

Entre seus alunos, Fabiano conta ter percebido mudanças no comportamento com finanças. Alguns deles, no recreio, começaram a "regular" os colegas para não comprar comida desnecessária e juntar o dinheiro. Luís Eduardo Drumond Ribeiro de Oliveira, 16, é ex-aluno de Fabiano. Ele e o colega Jorge Luís Ferreira da Silva venceram, na categoria vídeo, concurso cultural da CVM em 2014.

"Fabiano me aconselhava a gastar menos que se ganha. Eu guardava parte do dinheiro da merenda para comprar roupas e jogos. Depois, passei a economizar mais", conta.

Para Fabiano, família e escola podem ajudar a amenizar a falta de intimidade com as finanças. "Quando se é criança, fica mais fácil de consertar o problema. Fui educado assim, com controle financeiro e guardando o que posso na poupança."
Atualmente a terceira edição do concurso Meu Pé-de-Meia está com inscrições abertas (facebook.com.br/cvmeducacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário