sábado, 29 de julho de 2017

Governo anuncia antecipação de 13º salário para aposentado e pensionista

Reforma da Previdência e os principais pontos


O presidente Michel Temer anunciou em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira que o governo antecipará o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e comemorou a queda do desemprego no segundo trimestre deste ano.

A antecipação do benefício acontece desde 2006.
Temer disse que a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas será paga pelo governo em agosto, enquanto a segunda parcela será desembolsada em novembro.

"Vamos pagar em agosto, antecipando portanto, metade do 13º salário dos aposentados e dos pensionistas do INSS. E a outra metade será paga, também por antecipação, em novembro", disse Temer no vídeo, anunciando a antecipação como uma "boa notícia".

O presidente também aproveitou para comemorar o recuo da taxa de desemprego para 13% no segundo trimestre deste ano, movimento que veio com o reforço do emprego informal, indicação de que a atividade econômica ainda mostra dificuldade para engrenar uma recuperação mais consistente.

"É o trabalho do meu governo para gerar empregos que começa a dar resultados. E acreditem, é apenas o começo", disse Temer, acrescentando que setores produtivos apontam que a reforma trabalhista recentemente sancionada por ele aumentará o número de postos de trabalho, especialmente para os mais jovens.

O anúncio da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas acontece em um momento em que o governo recorre a aumento de impostos para tentar assegurar o cumprimento da meta fiscal, fixada em um déficit primário de R$ 139 bilhões para este ano.


Também vem em meio à tramitação na Câmara dos Deputados de uma proposta de reforma da Previdência, apontada pelo Palácio do Planalto como fundamental para manutenção do sistema previdenciário e para o equilíbrio das contas, e à baixa recorde na popularidade do presidente, que enfrenta uma denúncia de corrupção feita pela Procuradoria-Geral da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário