quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

" A VERGONHA BRASILEIRA " ...

AFP

A "The Economist", renomada revista britânica, elegeu como tema para sua primeira capa de 2016 a crise política que afeta o Brasil. A presidente Dilma Rousseff aparece de cabeça baixa com a face entristecida. O título "Queda do Brasil" indica que 2016 será "um ano desastroso"para o país. 

O texto cita a perda do grau de investimento pela agência de classificação de risco Fitch Ratings e a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, menos de um ano após assumir o cargo. A previsão de que a economia brasileira encolha até 2,5% ou 3% no ano que vem também é citada.
 
Esta não é a primeira vez em que a crise brasileira é destaque na “Economist”. Em fevereiro, a matéria principal da capa da revista para a América Latina também foi o Brasil. Uma passista de escola de samba usando uma fantasia com as cores da bandeira brasileira aparecia em um pântano quase toda coberta por uma espécie de lodo verde.

Em setembro deste ano, a revista também teve duas reportagens sobre a crise no Brasil, embora não fossem o tema principal da capa. Com chamada de “Brasil decepciona, de novo”, duas reportagens falavam sobre a economia brasileira com cenário político desalentador. Em meio às ações da Operação Lava-Jato e à recessão confirmada pelo PIB, o país sofria com as disputas políticas entre uma presidente com apenas 8% de aprovação e um Congresso que gasta energia tentando derrubar Dilma “em vez de procurar uma maneira de remediar o orçamento”, dizia o texto da revista.

A revista britânica, em 2009, estampou em sua capa uma imagem do Cristo Redentor “decolando” do Corcovado, uma representação positiva do crescimento da economia brasileira na época. Em 2013, o mesmo Cristo Redentor foi mostrado em um voo “desordenado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário