terça-feira, 2 de dezembro de 2014

" Saúde : qualquer assistência ??? "

Artigo Zero Hora


RENATO SOARES GUTIERREZ- Médico pneumologista do SUS - RS

É hora de voltarmos à discussão da saúde, agora que não há interesses eleitorais imediatos, considerando as juras de fidelidade ao Programa Mais Médicos e a promessa sobre algo chamado de Mais Especialidades, que não se sabe ainda o que é.

Numa aparição eleitoral, disse a mandatária que proporcionou assistência à saúde de 50 milhões de pessoas; se considerarmos os médicos estrangeiros contratados, cada profissional teria ficado com 3,5 mil pessoas a seu encargo, ou seja, uma taxa de 0,28 médico por mil habitantes.

Dados recentes, do CFM, mostraram a pior taxa no Maranhão (0,71/1000) e 6,13/1000 em, por exemplo, Ribeirão Preto. Ou seja, o que fez a governante foi proporcionar um arremedo de assistência, compatível com as áreas mais atrasadas do mundo, com uma disponibilidade profissional três vezes pior do que o pior Estado do país, e quase cinco vezes pior do que um 

Nota da Blogueira< essa é a saúde,os leitos improvisados,que a Presidenta Dilma,diz que está tudo muito bonito,bom e saudável ! >

próspero município como Ribeirão Preto.
É isso que queremos para a redenção do Brasil pobre? Qualquer assistência? E agora, vitoriosa, a presidente virá com o Mais Especialistas. Em que bases? Com profissionais formados em entidades reconhecidas pelo MEC para a formação de especialistas, concursados e com salários dignos, estabilizando-os na função? Com meios técnicos suficientes, em unidades executantes dos melhores conhecimentos científicos para as doenças e agravos mais importantes?
Preocupa-nos o fato de que, remendada com rapidez a assistência, visando à eleição, venha de novo um programa com qualquer ou nenhuma qualidade, no mesmo século do computador pessoal multipotente e da terapia genética, proporcionada, mais uma vez, por profissionais não testados, com retribuição salarial indigna, ou ainda tratando de ajudar algum parente ideológico.
< centenas de pessoas,humanos,cidadãos brasileiros,fazendo fila para marcação de consultas...
isso é Brasil !  >
Creio, com firmeza de convicção, que se qualificam os eleitores a cada pleito, e que se sentem cada vez mais responsáveis os profissionais de cada área em participar das respectivas discussões e análises. Por isso, os médicos estarão muito atentos em medir, analisar, divulgar e denunciar; nada menos se espera, diante de nossos deveres, e de tantas mistificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário