quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

" O Espírito Do Natal "

Artigo Zero hora


0
DOM JAIME SPENGLER
Arcebispo de Porto Alegre

" ... jamais é tarde para ir ao encontro do outro , do distinto de mim " ...


O Natal nos mostra como Deus entra de forma discreta, simples e despojada na história humana. A iniciativa é divina! Esse fator contradiz a sempre presente tentação do humano de querer cercear o divino.
O ser humano deseja controlar e manipular a verdade, a beleza e a si mesmo. Entretanto, em distintos instantes da vida, ele é surpreendido por sinais de beleza e expressões da verdade até então impensáveis. A partir do ser surpreendido e do deixar-se surpreender, a própria identidade humana vai sendo moldada, escapando assim de toda tentação de controle e projeção personalista.


O Natal re-desperta em nós o que trazemos de mais nobre: consideração e respeito, admiração e simplicidade, proximidade e fraternidade. O Natal nos recorda que o outro, o diferente de mim deve existir, caso contrário faltaria algo a mim e a Deus. Por isso, jamais é tarde para ir ao encontro do outro, do distinto de mim e lhe desejar um abençoado Natal;  para que a vida não vivida tenha oportunidade de ser resgatada, restituída à existência; para despertar sonhos, talvez, há tempos não retomados, alimentados, admitidos ou acolhidos.
O Natal representa oportunidade ímpar para abrir o coração, a fim de que a luz do céu possa brilhar na existência humana. De fato, quando o ser humano se dispõe a acolher a linguagem das estrelas e se dispõe a ler os sinais do céu, a verdadeira vida que vem de Deus se torna possível. Ao mesmo tempo, percebe ser consentido crer e esperar que, a partir de Deus e diante de Deus, a beleza, a verdade e a vida são possíveis, hoje e sempre.
O espírito do Natal aponta para dimensões da existência humana que não podem ser descuradas: simplicidade, fidelidade, familiaridade, intimidade, vigilância, despojamento, ternura, beleza, carinho, respeito, integração com o cosmos, paz, fé. É o que artistas durante dois milênios de história, provenientes de distintas culturas, em diferentes modos e expressões, buscaram e buscam representar. São tentativas de tocar o coração humano, para que a pessoa se deixe surpreender e, talvez, compreenda em que consiste o Natal.  Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário