quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

" Quando CUBA será Livre ??? "

Artigo Zero Hora


... sem o embargo americano,Cuba será livre?
     Infelizmente , não !
Professor de Relações Internacionais- Cezar Roedel 
Inegavelmente ficará para a história o discurso de Barack Obama, proferido no dia 17 de dezembro, mais pelo significado do que propriamente o conteúdo. Este último, hora ou outra seria anunciado.

Para um presidente, um discurso sempre fica mais palatável no encerramento do mandato. Devemos lembrar que Obama hesitou durante seis anos sobre esta “nova articulação” com a ilha dos irmãos Castro, por quais motivos apenas agora resolveu comunicá-la?

Os Estados Unidos já articulavam, na medida do possível, uma flexibilização com o regime, principalmente no tocante às exportações de alimentos dirigidas à ilha. No plano do discurso, tudo é aceitável: 
a reativação diplomática com Cuba, a facilitação do fluxo comercial e de pessoas e a colaboração em diversos sentidos. O receio recai no aspecto prático. A política externa de Obama, articulada por seu secretário de Estado, John Kerry, tem sido desastrosa.

Inúmeros fatos demonstraram a perda significativa da assertividade americana no plano internacional. Seria a questão histórica do embargo uma tentativa de “último respiro”, antes que os monitores se apaguem? Talvez. Lembremos que as casas legislativas americanas, em janeiro do ano que vem, terão em maioria republicanos.

A questão que fica é a seguinte: sem o embargo americano, Cuba será livre? Infelizmente não. Muitos cubanos ganharão, em termos materiais, com uma possível extinção do embargo, isto é fato. 

Mas o principal embargo, aquele praticado por uma ditadura contra sua própria população, deixada na miséria deplorável enquanto a família Castro impera em seus castelos ou ilhas privadas, como ficará? Irão todos fugir de Cuba em busca da democracia? Ou preferem ficar sob o manto do regime comunista? A questão é que o embargo sempre foi o “bode expiatório” para o regime explicar suas falências e suas inaptidões, em todos os sentidos.
Muitos tendem a ganhar com a flexibilização das relações entre Estados Unidos e Cuba, principalmente aqueles cubanos ávidos por conhecer o mundo novo, do século 21 e não aquele velho mundo, que já fora dividido por um muro. Cuba será livre quando não for mais uma ditadura. Aí, sim, poderemos dizer: Cuba livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário