quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

" 2015 " < Unidos para Resgatar o TEMPO >

Artigo Zero Hora


GUERSHON KWASNIEWSKI
Responsável pelo rabinato da Sibra
DOM JAIME SPENGLER
Arcebispo de Porto Alegre


“Ser homens de fé significa ser homens de esperança.”
Rabino Skorka

“Tempus fugit!” Iniciando o ano novo, recordamo-nos jamais poder parar o tempo; podemos, sim, usá-lo bem! Significa oportunidade privilegiada para resgate do sempre necessário engajamento em prol da vida, pois “para tudo há um tempo debaixo do sol” (Ecl 3,1).


Desejando no início do novo ano paz, felicidade e prosperidade, manifestamos nossa esperança por um mundo melhor, orientado por valores e virtudes que precisam ser lembrados para não cair na tentação, desvio ou esquecimento. No mundo marcado pelo materialismo, reencontrar a espiritualidade favorece redescobrir a nossa essência.
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Esse preceito não pode ser visto como mera citação de um texto antigo, mas deve ser prática a nos tornar melhores, mais humanos. A fé é fonte de inspiração e sustentação diante de desafios que por vezes se transformam em barreiras que impedem felicidade e paz.
O Nobel da Paz à paquistanesa Malala Yousafzai e ao indiano Kailash Satyarthi, e o reatamento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba marcaram 2014.

Em 2015, através do diálogo e da oração haveremos de encontrar caminhos para superação de sinais preocupantes de corrupção, intolerância, racismo, conflitos e radicalismos, colaborando assim para a paz social. Seja o convívio humano sustentado pela audácia e alegria de novas possibilidades, orientado pelos princípios da fraternidade, respeito, tolerância e amor ao próximo.


Almejamos vida em plenitude! Queremos viver em paz, superando preconceitos e intolerância. No exercício do amor, capacitamo-nos a olhar o outro no rosto, reconhecendo e promovendo a diferença, favorecendo democracia.
Radicalismos destroem sonhos e ameaçam a vida! Possamos juntos favorecer oportunidades em vista de uma sociedade integrada e integradora, marcada pelo princípio do respeito recíproco e promoção da vida em todas as suas expressões.


“Uma fé autêntica _ que nunca é cômoda nem individualista _ comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela” (papa Francisco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário