terça-feira, 23 de setembro de 2014

" Você está pronto para isso ? "

Artigo Zero Hora
IGOR MORAIS
Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos (PPGE/Unisinos)
 
a discussão sobre a independência do BANCO CENTRAL
 não deve ser feita de forma isolada
 
A discussão sobre a independência do Banco Central volta a cena em ano eleitoral, assim como o tema de privatizações, concessões, redução de impostos e tudo o que pode resultar em menor interferência de agentes políticos ou do Estado na economia.
 
 É curioso imaginar esse ciclo de discussão de forma periódica, o que dificulta entender o que a sociedade deseja. Estaríamos pensando em implantar a independência do Banco Central, mas não queremos pagar o custo do aprendizado? Ou simplesmente o leitor acha que isso significa entregar “o cofre” para os banqueiros?

As experiências de outros países, inclusive emergentes como o Chile, mostram que manter a política monetária longe do oportunismo eleitoral gera transparência e resulta em ganhos de bem estar para a sociedade com a estabilidade. Mas isso não quer dizer que um Banco Central “dependente” do governo resulte em uma economia pior.
 
Só que, nesse caso, prescinde de um setor público mais eficiente, sob constante vigilância de outras instituições independentes. Mas que instituição no Brasil preenche esse quesito? Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas, agências reguladoras e outras recebem indicação política para seu comando.
 
Por isso que é difícil para o brasileiro aceitar a independência do Banco Central. Está arraigado em nós a ideia de comandar as instituições. Nesse sentido, fica a pergunta: afinal, o que você ganha com isso? Principalmente a certeza que as decisões relacionadas a juros, prazos de financiamento e tudo que resulte em oferta de liquidez na economia, temas que impactam a inflação, serão baseadas em questões técnicas.
 
 Na presença de governo gastador, haverá uma instituição independente a lhe colocar um custo financeiro para isso. Será que a população iria
 conseguir separar esses dois eventos?
 
 
A discussão sobre a independência do Banco Central não deve ser feita de forma isolada. Seus benefícios são inegáveis, mas difíceis de serem percebidos. Por mais que deseje isso, acredito que não estamos prontos.
 
 E o resultado no futuro pode ser mais interferência política. E você, está pronto para isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário