quarta-feira, 24 de setembro de 2014

" Para Inglês Ver "

Artigo Zero Hora

FLAVIO JOSÉ KANTER
Médico
Algumas pessoas chegam à consulta contando que ultimamente passaram a fazer mais exercícios, ou cuidar da dieta e do peso, tomar os remédios com mais regularidade. Demoram mais para consultar porque querem melhorar resultados nos exames, no peso, em parâmetros a serem examinados.
 
Acho que é algo entre intrigante, engraçado e inocente. Sorrio e conversamos sobre isso. Então, as mudanças sugeridas são para mim? Para mostrar na consulta?
 
Minhas recomendações visam a que sejam adotados hábitos para toda a vida. Há valor nas mudanças duráveis, as que passam a pertencer à pessoa. Fazer coisas apenas para mostrar numa consulta não tem valor para quem mostra se não se tornaram suas e sustentáveis.

Pensei nisso ao ver instituições que se submetem a programas de certificação como ISO e outros. Preparam-se para as verificações. Isso me surpreende como os que se preparam para consultar.
 
A mim parece que as verificações deveriam ocorrer sem preparação, refletir o dia a dia, para que esses selos reconheçam qualidades permanentes. Certificados de adequação dos processos deveriam ser atestados de um filme do cotidiano, características próprias e estáveis.
 
 Fotos de um momento podem ser preparadas, o funcionamento da rotina, o estado permanente, isso é visível em todos os momentos.

As pessoas, como as instituições, podem se aperfeiçoar, progredir, melhorar continuamente. Responsabilizar outros pela cobrança é uma forma de se isentar da busca do que lhes trará os melhores resultados.

Conversava com um colega sobre este comportamento e ele mostrou que me entendera ao dizer simplesmente: “É para inglês ver…”. Vi que ali estava o título para este artigo.

Gostaria que pacientes e instituições adotassem os cuidados duradouros para alcançar excelência, não para mostrar a outros. Em Um Violinista no Telhado, Tevye, o leiteiro, diz que se fosse um homem rico teria uma casa com três escadas: uma para subir, uma para descer, uma para mostrar…

Não seria suficiente uma boa escada servindo para subir, descer e até mostrar? As boas qualidades mostram-se por si mesmas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário