sábado, 27 de setembro de 2014

" Morando sozinha ... conquiste seu espaço e aprenda a gerenciar a vida por si só ... "


 

Morando sozinha, a sua casa se torna o melhor lugar para exercitar sua liberdade. 


Aprenda a dosar dedicação e desprendimento para viver bem!


Reportagem: Alessandro Meiguins
 - Edição: MdeMulher


Dê asas à sua imaginação - e à sua liberdade - para morar bem consigo mesm

Ilustração: Mariana Coan
Nos últimos anos, segundo o IBGE, a vida a dois ou em família migrou para a vida a um. Precisamente, 12% dos domicílios do país hoje são habitados por uma única pessoa. É toda uma geração às voltas com o desafio de montar seu espaço e gerenciar a vida por si só. Desafio, aliás, é uma boa palavra para definir o lado pouco comentado do "morar só". Charme à parte, essa escolha dá trabalho e custa mais. Isso sem falar na manutenção da casa toda. E isso gera uma questão: por que tantas pessoas almejam essa opção?
"Hoje o culto do 'si mesmo' é um valor. Com isso, cada vez mais a 'não-dependência' é valorizada, seja ela material ou afetiva. Pode-se dizer que as pessoas buscam ser independentes mesmo que de forma mais solitária", diz a psicanalista Laura Hansen. Não é à toa que o mercado voltado para esse público esteja tão aquecido. Mas, para abraçar essa causa, é preciso antes calcular bem os custos: tanto os financeiros (do condomínio ao vasinho das plantas) como os emocionais (será que você consegue ser tão independente assim?).


Tudo funcional

O designer de interiores Fernando Piva sinaliza uma linha mestra para quem quer imaginar como vai ser sua casa solo. Ele também mora sozinho há nove anos e usa essa experiência para criar seus projetos. Primeiro, diz ele, é preciso entender a importância dos próprios costumes e de seu modus operandi. "Comece a observar tudo que funciona – ou não – na sua casa atual. E imagine como gostaria de viver. É bom pensar em como os espaços irão funcionar e montar uma lista do que precisa ser feito", aconselha. A conclusão é priorizar o prático. Como lembra Piva: "Conheça suas necessidades". Afinal, toda casa tem seu funcionamento, sua estrutura.

Só, mas não sozinho

No caso da bióloga Andreza Veiga, foi duro encontrar o lar ideal. Por mais seguro que parecesse um apartamento, ela almejava a liberdade de uma casa. Depois de muito procurar, Andreza achou seu inusitado canto perfeito: um apartamento com jeito de casa. O primeiro andar tem uma varanda generosa, que a deixa cercada pelas árvores da rua. "Quando entrei aqui, sabia que tinha achado o que buscava. Minha mente encaixou tudo de uma vez", diz. De tão aconchegante, a casa virou um ponto de encontro para todas as suas amigas. "Adoro receber visitas, hospedar pessoas. Isso traz vida à casa", diz.

Toque bem pessoal

Bem diferente do fotógrafo carioca Daniel Stanislauskas, que sente falta de bons amigos para levar um papo e beber uma cerveja no meio da semana. Daniel mora só desde jovem. Talvez por ter tido sempre que arrumar as coisas por si mesmo, considera decorar a casa uma arte minimalista. "É muito bacana você ver um apartamento em branco ganhar sua cara, com seus quadros e seus enfeites", diz.

Sem idealizações

Mas esse estilo de vida está repleto de idealizações: muitos sonham com a liberdade de viver só, mas nem sempre estão prontos para encarar a empreitada com a dedicação e o desapego necessários. "É a dimensão do projeto, do desejo de cada um e das contingências da vida que poderá indicar o sentido ou não dessa experiência", diz a psicanalista Laura. "Claro que idealmente é sempre enriquecedora a experiência de ter de criar soluções próprias para o cotidiano, isto é, se viabilizar na vida". Morar sozinho nos ensina a sermos totalmente responsáveis por nós mesmos. Mas cada um tem seu tempo para constituir essa responsabilidade.

Livros
Só: Dores e Delícias de Morar Sozinha, Rosane Queiroz, Globo
Confiança e Medo na Cidade, Zygmunt Bauman, Zaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário