domingo, 11 de novembro de 2012

" ENVELHE SER "

 




Acabo de entrar na casa dos 50 e já me pergunto o que realmente vale a pena.
Acompanho o (belíssimo ) trabalho de Eliana Catunda ( mestra em psicologia PucPoços) sobre a velhice ativa. Poços de Caldas é, levando em consideração as proporções, o segundo maior percentual de idosos do Brasil, depois do Rio de Janeiro. Catunda lançou um projeto que inclui diversos setores como geriatria, gerontologia, psicologia e outros - ENVELHE SER !
Fantástico!
Curioso é observar as mudanças dentro da própria cidade relacionadas a tal fato. Muitos destes idosos procuram morar nos prédios do centro da cidade onde tudo é perto. Existem prédios onde a grande maioria é de idosos e, unidos, vivem com muita dignidade. Unem suas paredes, seus desejos, seus almoços, suas viagens, seus medos...
"Mais do que um olhar explicado,
é um olhar sentido,
e isso assusta."
                                       No Rio, o maior percentual se encontra em Copacabana.
Conheço um senhor de 65 anos que acaba de adquirir um apartamento no Bairro Peixoto, em Copacabana, para passar sua velhice " entre os seus"(!).
De qualquer forma, o Brasil envelhece e isso requer um novo olhar. Não fomos educados para valorizar o idoso. E agora?
Mais do que um olhar explicado, é um olhar sentido, e isso assusta.
Há alguns anos estivemos, meu ex marido e eu, em um grande evento de dança flamenca que acontecia em Sevilha, Espanha. Ficava horas observando aquelas mulheres belíssimas dançando... muitas com os seus 60, 70 anos. Aqui, elas seriam velhas. Lá, quanta sensualidade, quanta beleza!
De qualquer forma, há muito ainda o que aprender com a velhice do outro e aquela que desejamos ter.
Li dois livros de Mirian Goldenberg: Infiel e Coroa. Nesse último ela traça algumas comparações sobre a "Mulher da Meia Idade" entre a França, a Alemanha, a Espanha e o Brasil. Compara a playboy brasileira e a francesa. Segundo seu livro, enquanto o Brasil busca mulheres com um corpo sedutor, de preferência bem jovens, na França, buscam mulheres bonitas " e " inteligentes. Cita o exemplo da playboy com capa da atriz Juliette Binoche ( ela nasceu em 64 ) : bonita, sedutora e, mais do que ter para mostrar, muito a dizer.
Pois então, com ou sem botox, vou pagar o preço, porque ainda quero viver por muito tempo.
                     Com o olhar sentido ou explicado, ainda tenho muito a ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário