quinta-feira, 27 de agosto de 2015

" Além da rejeição ao tarifaço "

Editorial Zero Hora


Levantamento de ZH indica que a maioria dos deputados pretende votar contra o aumento de ICMS proposto pelo governo do Estado para atenuar a crise financeira. Essa disposição coincide com a vontade dos representados, pois o contribuinte gaúcho já não suporta mais pagar tanto tributo para sustentar uma máquina pública dispendiosa e pouco eficiente. Mas a situação é tão grave, que os parlamentares não deveriam apenas rejeitar o projeto do Executivo, mas também apresentar alternativas para o enfrentamento da crise.
Iotti: peguei o dólar! Iotti/Agencia RBS
Já não basta mais contemporizar, como fizeram sucessivos governos _ e como o atual faz também _, recorrendo a saques de depósitos judiciais ou a outros artifícios temporários, entre os quais o empréstimo junto ao Banrisul, em nome dos servidores, para honrar compromissos imediatos com salários. É evidente que o funcionalismo tem direito de receber em dia. Ninguém pode ignorar o transtorno causado a milhares de famílias pelos atrasos e parcelamentos de salários.
Mas chegou a hora de pensar também no futuro e em soluções duradouras para o problema das finanças estaduais, tais como revisão do sistema de aposentadorias precoces e com vencimentos integrais que transformou a administração pública num sumidouro de recursos para pagar inativos. Também cabe à Assembleia enfrentar com desprendimento e coragem as gritantes desigualdades entre os poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário