terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

" Presidente Obama, Ataque o Estado Islâmico ! "

Artigo Zero Hora


rodrigo.lopes@zerohora.com.br
Jornalista, editor de ZH e professor universitário
Antes de tudo, peço ao senhor e à senhora um habeas corpus preventivo: como repórter, vi de perto duas guerras, na Líbia e no Líbano, conheço o horror de um bombardeio e de inocentes morrerem perto de mim. Por isso, caro leitor, sou um intransigente defensor da paz e do diálogo para a solução de conflitos _ em casa, no trabalho ou do outro lado do mundo. 
Meu comportamento pacífico, no entanto, não me impede de defender a guerra em alguns casos. Haveria solução diferente para pôr fim ao horror nazista, por exemplo?
Quando estão em jogo direitos elementares do ser humano ou a violação dos mesmos, a guerra é um dever. Por isso, dirijo meu apelo ao prédio 1.600 da Avenida Pensilvânia, em Washington: presidente Barack Hussein Obama, faça uma guerra aberta contra o Estado Islâmico!
Sei que o senhor é um construtor de pontes. Também sei que pavimentou sua carreira como um incansável na busca de consensos. Sim, eu também estava lá, no Grant Park, de Chicago, naquela noite de 2008, quando o senhor prometeu trazer de volta do Iraque os filhos dos americanos e defendeu um mundo multilateral em lugar do unilateralismo da era Bush. Mas o senhor também prometeu o fechamento de Guantánamo e não cumpriu. Pregou a paz, mas fez a guerra contra Kadafi. Então, Mr. President, o que espera para destruir um medieval grupo que corta cabeças de seres humanos, põe fogo em prisioneiros dentro de jaulas e prega que as mulheres têm menos direitos do que os homens? Bombas esporádicas não estão funcionando.
O Estado Islâmico é uma ameaça ao mundo livre. Persegue e mata muçulmanos e cristãos _ estes últimos, marcando suas casas como os nazistas faziam com os judeus.
Não é difícil imaginar que bombardeios pontuais, com infiltração de forças especiais e fomento de grupos internos sejam suficientes para retomar os territórios ocupados pelo EI. Sua margem para negociação no Congresso é pequena, mas os falcões republicanos devem estar sedentos por uma nova guerra. Use seus homens no Capitólio para apressar a discussão. O mundo se omitiu em Ruanda. Agiu tarde na Bósnia. Quantos inocentes mais precisarão morrer com tiros de fuzis na nuca ou decapitados, exibidos em tempo real nas redes, para que o senhor faça alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário