sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

" Longe Dos Trilhos "

Editorial Zero Hora

Os compromissos mantidos no Estado pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, voltam a recolocar na pauta o ambicionado projeto do metrô para a Capital, que, anunciado em 2013 pela presidente Dilma Rousseff, depois de décadas de discussão, segue muito longe dos trilhos. Nas palavras do ministro, pode até mesmo o próprio projeto ser “deslizado” dos planos federais se não se confirmarem as contrapartidas por parte do Estado e da prefeitura de Porto Alegre. Por sua importância para os gaúchos, esse é um projeto que precisa ser mantido e apoiado por líderes políticos e empresariais. Por isso mesmo, não pode se prestar só para discursos e agendas oficiais.
Desde que a obra foi confirmada, sua viabilização é encarada com ceticismo, e não apenas por usuários do transporte coletivo, pouco habituados a inovações nessa área. Os próprios governantes nas três esferas da federação tendem a deixar o projeto em segundo plano quando as finanças do setor público se agravam. E isso que, no caso da prefeitura da Capital e do governo do Estado, o ano de 2014 havia se encerrado com a garantia dos recursos necessários para o custeio do projeto.
Metrô custa muito, leva tempo demais para começar a circular e não pode ser visto isoladamente como a solução para melhorar a mobilidade. Ainda assim, continua sendo uma alternativa moderna, rápida, segura, confortável e pouco poluente com a qual os gaúchos já deveriam contar há muito tempo, se transporte público fosse realmente prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário