domingo, 1 de abril de 2012

Derreta-se, A Páscoa está chegando...









A Páscoa está chegando e o chocolate é a guloseima mais procurada para comemorar a data. A troca de ovos de chocolate é uma das características mais marcantes dessa festa cristã, embora o costume de dar ovos venha da tradição pagã, onde eram simbolo do início da vida. Apenas no século XVIII surgiram na França os primeiros ovos de chocolate.


Mix de Páscoa: coelhos, ovos e chocolate

O chocolate traz benefícios para a saúde, apesar das calorias. É composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau, aromatizantes e outros ingredientes como leite, passas, castanhas e amêndoas. Contém ainda alguns minerais, como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio. Mas a grande quantidade de gorduras saturadas presente no alimento pode aumentar os níveis de colesterol no organismo e interferir na balança, se consumido em excesso.





Flávia Morais,Nutricionista,nos dá algumas dicas para aproveitar o que há de melhor na guloseima. “O ideal é ingerir de manhã ou no início da tarde, quando o corpo precisa de mais energia”, sugere Flávia. Para balancear os exageros cometidos na Páscoa, a nutricionista recomenda beber pelo menos dois litros de água por dia. Também é indicado optar por um cardápio leve e balanceado, com cereais integrais, frutas, verduras e legumes, longe de frituras, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. A atividade física é sempre uma boa aliada no controle e combate aos excessos



O que cada chocolate tem

Chocolate ao leite – A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, produzindo um gosto mais adocicado.

Chocolate branco – Contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates.

Chocolate amargo - Em geral, é de alta qualidade. Tem grande índice de massa e manteiga de cacau e pouquíssimo açúcar. É bastante rico em polifenóis e também o menos calórico.

Chocolate em pó - É bastante usado em receitas. É feito de amêndoa de cacau, sem a manteiga. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce. Não deve ser confundido com achocolatados (chocolate, leite em pó e açúcar).

Chocolate para cobertura - Tem alto índice de manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade. Na culinária, ele facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. É comercializado em três tipos: meio-amargo, branco e comum (leite).

Chocolate hidrogenado – É feito com o gordura hidrogenada em substituição à manteiga de cacau. É um produto mais barato, que derrete mais facilmente. Só que o sabor e a textura são inferiores aos dos chocolates feitos com manteiga de cacau. É tão calórico quanto os outros chocolates.

Chocolate diet – É feito de massa, manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite e edulcorantes. Para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura. É mais recomendado para quem sofre de diabetes.

Agora é só escolher o chocolate de sua preferência e aproveitar a Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário