quinta-feira, 15 de junho de 2017

 
sozinhos estão endividados, aponta pesquisa
 
 
De um lado, a liberdade de reinar absoluto sob seu próprio teto. De outro, a responsabilidade por manter esse teto de pé (e com energia elétrica, água, gás e internet).

Embora esse seja o grande dilema de quem deseja morar sozinho, apenas 8 em cada 10 pessoas que partiram para a carreira solo se planejaram financeiramente para isso. Resultado: um quarto está endividada.

A conclusão é de pesquisa feita pela SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgada nesta terça-feira (13), que ouviu 600 pessoas que moram sozinhas nas 27 capitais brasileiras.

Socializar é a atividade que mais afeta o orçamento dos solitários: bares, restaurantes e baladas são as compras que mais pesam no bolso para 28% dos entrevistados, ao lado de peças de vestuário.
Quem está devendo prefere inclusive reduzir os gastos com energia elétrica (31%) antes de moderar a despesa com compra de roupas (27%).

Assim, não é surpresa que a fatura atrasada do cartão de crédito e de lojas seja a principal dívida de quem está no vermelho. Em média, eles devem R$ 1.500. Quando a coisa aperta nas contas do mês, o ajuste começa por comprar coisas mais baratas (24%), pedir dinheiro emprestado a amigos ou familiares (22%) ou cortar na carne e na TV, reduzindo gastos com supermercado e assinatura de pacotes de canais a cabo.

Entre quem já está endividado, a primeira solução buscada é parcelar o saldo devedor -embora 40% dos que estão nessa situação terem respondido que não estão fazendo nenhuma economia para resolver a situação.


De modo geral, quase 7 em cada 10 dos entrevistados disseram não têm nenhum dinheiro guardado. Entre quem tem, a modalidade mais comum é a poupança, reservada principalmente para imprevistos (31%), viagens (19%) e aposentadoria (17%). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário