sexta-feira, 31 de março de 2017

NÍLSON SOUZA

O PARADOXO DE PINÓQUIO

Amanhã é 1º de abril, dia dos bobos para alguns, dia da mentira para todos. Deveria ser uma data em extinção. Não há mais um só dia para a mentira. Talvez nunca tenha havido. A internet e as redes sociais apenas tornaram mais visível e compartilhável essa tendência que todos temos de aumentar um ponto nos nossos contos.

A psicologia é implacável no seu diagnóstico: todos mentimos, ainda que tenhamos dificuldade em admitir isso. Mentiras sociais, na maior parte dos casos. Você está cheio de problemas, mas não hesita em responder ao vizinho que o cumprimenta:

– Tudo bem! Pronto, mentiu.

Você leva o filho para vacinar e garante, com o coração apertado:

– Não dói! Depois, quase chora junto com a criança.

São inúmeras as situações em que dizemos aquilo que não pensamos para garantir as boas relações sociais. Normalmente são afirmações que não fazem mal a ninguém, não causam prejuízos a outras pessoas, mas que, a rigor, não são verdadeiras. Mentirinhas, portanto, nada que se possa comparar com as mentiras maldosas que ferem, causam danos e ocultam crimes.

Mente-se, também, por ingenuidade. Pessoas que acreditam em tudo o que ouvem ou leem muitas vezes repassam inverdades sem perceber que estão contribuindo para a disseminação de boatos. Há, evidentemente, os que adoram uma teoria da conspiração. Esses até têm consciência de que determinada notícia pode não ser verdadeira, mas, quando serve a seus propósitos e a suas ideias, preferem legitimá-la a questioná-la. Fica a impressão de que a socialização da mentira dilui a culpa de quem a propaga.

Mente-se, ainda, por brincadeira, mentirinha de amizade, tolerável e perdoável, até mesmo porque costuma ser seguida da verdade reveladora.

Por fim, mente-se para enganar, destruir, ferir, ludibriar, roubar – e essa mentira criminosa, infelizmente, é tão frequente, que não cabe num único dia.

Mas o assunto não se esgota aí. Como ensina a Legião Urbana numa de suas canções, mentir para si mesmo é sempre a pior mentira.

E aí caímos no célebre Paradoxo de Pinóquio. Se admitirmos que todos mentimos, estaremos falando a verdade ou mentindo?

Parabéns para nós neste 1º de abril!

Nenhum comentário:

Postar um comentário