quinta-feira, 16 de março de 2017

" Demorará muitos anos,como tudo aqui,no BRASIL "



16 de março de 2017
ECONOMIA

Edital já prevê aeroporto “concorrente”




O aeroporto de Porto Alegre será o único entre os quatro leiloados com prazo de concessão mais curto: 25 anos, ante 30 anos dos terminais de Florianópolis, Salvador e Fortaleza (em todos, há possibilidade de prorrogar por cinco anos). Conforme Renato Sucupira, presidente da BF Capital, empresa que efetuou os estudos de viabilidade dos aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis para o leilão, essa decisão se deve à impossibilidade de ampliar o Salgado Filho no ritmo em que se espera que cresça o número de passageiros.

Para elaborar o edital, a Anac previu que até 2042 o fluxo anual de passageiros passaria dos 8,4 milhões em 2015 para 22,8 milhões, demanda superior à capacidade do terminal de Porto Alegre, mesmo que todas reformas sejam feitas. O aeroporto não suportaria mais cinco anos neste ritmo. Dessa forma, explica Sucupira, a demanda teria de ser deslocada para um segundo terminal a ser construído na Região Metropolitana:

– Para atender a todos usuários previstos, seria necessário construir uma segunda pista, o que não é possível em razão da limitação das dimensões do terreno, cercado por residências. A solução seria um novo aeroporto.

A tese gera controvérsias. Especialistas em aviação dizem que os números da Anac são superestimados, e não retratam a realidade do crescimento de passageiros. O terminal é apresentado no edital com movimento defasado: em 2016, o uso caiu de 8,4 milhões para 7,6 milhões de passageiros. Para chegar ao número estipulado pela Anac, o Salgado Filho teria de triplicar a demanda, o que é considerado improvável.

– A previsão da Anac é utópica. Nenhum aeroporto no mundo conseguiu triplicar a demanda em 25 anos. Se considerarmos as dificuldades na economia e a perda de até 40 voos diários do Salgado Filho nas últimos anos, a hipótese fica ainda mais remota – alerta Paulo Menzel, da Agenda 2020.

Caso se decida pela construção de um novo aeroporto, o principal candidato é o 20 de Setembro, entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário