sexta-feira, 26 de agosto de 2011

quem dera a vida fosse assim passível de controle...



" Fezinha "
Diana Corso


Viver é perigoso e mesmo depois de crescidos ainda nos sentimos desamparados frente às arbitrariedades do destino.Por isso ,restos de um pensamento mágico infantil ajudam a recuperar um poder que sempre nos escapa: o de prever catástrofes para melhor evitá-las.Podemos tomar cuidados,mas não nos iludirmos ,há

um forte elemento de imprevisibilidade,a morte e o sofrimento podem simplesmente aparecer.Tomada nessa idéia ,e sem perceber,criamos uma brincadeira,um oráculo portátil,que nos ajuda a diminuir a sensação de impotência.Acredite se quiser: são os sachês de adoçante!


Há uma marca de adoçante em pó que vem em doses individuais,em envelopes coloridos.O ritual é o seguinte: no café da manhã,pego um envelope sem olhar( a fé é cega ) e sua cor é prognóstico do dia que me espera.

Há cinco cores: roxo,azul,verde,amarelo e cinza.Sem pensar ,montei um sistema no qual tendo ao bom prognóstico: o roxo significa um dia " excelente ",todos meus desejos serão viabilizados ,não seremos vítima de acidente ou de violência,nem uma doença se revelará. Já os azuis e verdes,nessa ordem,são dias respectivamente " muito bom " e " bom ".

O amarelo significa um prognóstico " regular " e somente o cinza revela necessidade de cautela,perigo no ar,frustrações ou tristeza à vista.

Como se pode observar,em cinco possibilidades só uma é ruim.De posse desse pequeno prognóstico,junto mais coragem para enfrentar a assustadora jornada diária.

Embora não fosse consciente,sei que a brincadeira não é sem sentido: não se trata de uma aposta cega na sorte!Talvez no fundo ela não exista.Toda fé,superstição ou crença inclui seus ritos.Reverenciam-se homens

santos ,reza-se ,fazem-se oferendas,pensamentos positivos,rituais.Sempre é uma revolta ativa contra a passividade à qual a morte nos condena.Ela vem quando quer,mas não morremos sem lutar.Graças a isso pude desenvolver esse otimismo infundado,em que ,de cinco possibilidades,tenho quatro bons prognósticos.

Quem dera a vida fosse assim ,passível de controle!

Ainda bem que algo de magia da infância sobrevive para que possamos brincar de esperanças,nem que se tenha de recorrer a pequenos truques !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário