terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os mais velhos advertem: aproveite mais a vida











Eu sou você amanhã
Os mais velhos advertem: aproveite mais a vida, não leve tudo tão a sério e busque mais o prazer. Eles sabem o que falam!
< Eduardo Petta,autor do texto.>
Em alguns países da África, costuma-se dizer que cada ancião que morre é uma biblioteca que se perde. É bem possível mesmo. Os mais velhos são uma fonte de experiência e saber acumulado ao longo dos anos ¿ prova disso é que, quando ainda não existia a escrita, todo o conhecimento de uma determinada cultura era transmitido boca a boca a partir dos antigos. Era como se eles encarnassem uma espécie de enciclopédia viva.

Com mais tempo de estrada, os idosos realmente têm propriedade para falar. Já tropeçaram, levantaram e quase sempre descobriram a duras penas o que deveriam ou não ter feito. Prova disso é que aquelas frases feitas que a gente cansou de ouvir das nossas avós tinham algum fundo de verdade :_ vai dizer que nunca se lembrou do famoso "saco vazio não pára em pé"! depois de morrer de dor de estômago por ter ficado horas sem comer... Grande sabedoria ainda que de bolso que poderia ter sido usada a tempo.







Mais do que rápidas lições, os mais velhos têm muito a nos ensinar sobre a vida e a forma como nos relacionamos com ela. O filósofo e educador chinês Confúcio (551-479 a.C.), cujas idéias foram importantes a ponto de moldar a sociedade oriental, costumava dizer que buscava na sabedoria dos antigos sua fonte de inspiração. ¿É por retomar o antigo que se aprende o novo. E assim nos tornamos mestres¿, dizia. Pensando nisso, pinçamos alguns conselhos preciosos de quem já passou dos 70. Para guardar e ir usando devagar, durante os muitos anos que você ainda tem pela frente.

Navega-se como um veleiro, ao sabor do vento, dando bordos para se chegar de um ponto ao outro. E nem sempre se chega no porto programado. Aceitar essas imprevisões é uma lição para encarar o futuro.A vida não é uma corrida em linha reta. Quando se começa a correr na direção errada, quanto mais rápido for o corredor, mais longe ele ficará do ponto de chegada.Para o escritor, deixar-se levar é a melhor maneira de encontrarmos a nós mesmos. Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário