sexta-feira, 23 de outubro de 2015

" Impeachment Para Cunha "

Editorial Zero HoraImpeachment para Cunha Edu Oliveira/Arte ZH

O novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, sem provas convincentes de que teria cometido crime de responsabilidade, evidencia uma contradição inaceitável da oposição: a documentação foi entregue a um parlamentar que sequer deveria estar no cargo de presidente da Câmara. Se a presidente ainda pode contar com o benefício da dúvida, já não é mais preciso comprovação de que o deputado Eduardo Cunha incorreu em falta de decoro parlamentar ao mentir para seus pares na CPI da Petrobras ao dizer que não tem dinheiro depositado no Exterior.
Essa é a questão mais elementar, baseada em normas da Casa. Mas há ainda o próprio fato que a provoca — a existência de contas secretas, que configuram crime contra o Fisco. Há contra o deputado farta documentação do Ministério Público da Suíça de que ele e seus familiares são donos de pelo menos US$ 2,4 milhões mantidos ilegalmente naquele país. Além disso, o parlamentar é submetido a investigações em dois inquéritos autorizados pelo Supremo, por envolvimento na Lava-Jato e, agora, pelas contas localizadas na Europa.
Esse homem, sim, merece o impeachment, depois de submetido ao rito previsto no Conselho de Ética da Câmara. E o eventual processo de impedimento da presidente da República, que depende de deliberação do Congresso, não pode ter seus primeiros atos sob o comando desse que é, no momento, o mais complicado de todos os integrantes do Legislativo. A manutenção do senhor Eduardo Cunha no poder é desrespeitosa não só com a política, mas com a democracia e os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário