quinta-feira, 26 de julho de 2012

" Para os que ficam..., de Cláudia Tajes


Alguém me falou de uma senhora que costumava usar as melhores louças, cozinhar os melhores pratos e servir os melhores doces não para as visitas, mas para a própria família. As visitas eram sempre muito bem tratadas pela anfitriã, mas a nata ficava reservada para os moradores da casa.

Sempre lembro disso quando ouço os candidatos à prefeitura projetando uma Porto Alegre mais moderna e mais eficiente para receber a Copa. O trânsito, a saúde, as comunicações, a segurança, os transportes, o atendimento ao público, a infraestrutura inteirinha, tudo será diferente quando a Copa chegar. Nesses dois anos que ainda faltam, parece que resta aos nativos esperar pela cidade ideal que os visitantes ganharão de presente. Se a senhora aquela que priorizava os moradores concorresse à prefeita, era nela que eu iria votar.

Para quem nasce em Porto Alegre, o bairrismo não é um risco, é um carma. O que mais explicaria a gente considerar que tudo aqui é o máximo, mesmo quando não é? Nosso eterno pôr do sol mais bonito do planeta conta até com argumentação científica, algo a ver com a angulação dos raios, as partículas de poeira, a água do Guaíba – tem que ser a água do Guaíba para se conseguir o efeito – e outras felizes conjunções. Não encontrei no Google a tese que um dia li sobre isso.

Em compensação, achei vários xingamentos de outros povos, todos brasileiros, inconformados por apregoarmos como maior atração algo que não foi feito por nós. Como se fosse culpa nossa vir ao mundo em condições quase ideais. Pessoalmente, não sou muito bairrista, mas ando sentimental. Pela primeira vez na vida, vou passar um tempo fora, enxergar Porto Alegre pelos relatos alheios e pelas notícias na internet.

Estudando e trabalhando de longe, sei que vai dar saudade até do que não é bom, menos da minha operadora de celular. Os amigos prometeram não esquecer, os chefes prometeram guardar o lugar, o Sarau Elétrico prometeu não me substituir, o namorado prometeu visitar, o editor prometeu publicar e tomara que os leitores não desistam de ler, porque, daqui a pouco, eu volto. Talvez não muito melhor, como a Porto Alegre do futuro. Mas um pouquinho menos pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário