sexta-feira, 20 de julho de 2012

Abrindo a mente,filosofando e vivendo melhor.

De Jaime Cimenti,
O Filosofar

        Abrindo a mente, filosofando e vivendo melhor

Depois destas confusões e crises econômicas globais, há quem diga que, se filosofar desse certo, a Grécia não estaria aí desse jeito. Brincadeira à parte, desde o grego Sócrates, o pai da filosofia mundial, pensar e refletir são caminhos que os seres humanos trilham há milênios, buscando entender melhor, ao menos um pouco, suas mentes e o mundo. Nas últimas décadas, o estudo da filosofia voltou a ser sucesso em livros, filmes, peças de teatro e voltou a muitos currículos de escolas.

Uma breve história da filosofia, do professor Nigel Warburton, titular de filosofia na Open University e mantenedor de um site e de um podcast (Philosophy Bites), justamente atende às necessidades dos leitores de conhecerem, de modo simples e prazeroso, o mundo do pensamento. Nigel ministra também um curso sobre arte e filosofia na Tate Modern e é autor de diversos livros de introdução à filosofia, entre os quais Free speech :A free speech:

A very short introduction, O básico da filosofia e do Pensamento crítico de A a Z, ambos publicados no Brasil. A obra de Nigel apresenta os grandes pensadores da filosofia ocidental a partir de Sócrates, e explora com clareza e objetividade suas principais ideias sobre o mundo e sobre a melhor maneira de viver nele.

Em quarenta capítulos o autor, que também é filósofo, traz dados interessantíssimos sobre a vida e o pensamento de Kant, Marx, Maquiavel, Freud, Sêneca, Nietzsche, Hannah Arendt e Peter Singer, entre outros, e apresenta inquietantes e instigantes perguntas éticas que até hoje são alvo da filosofia. Bem como ensinou nosso mestre caxiense Gerd Bornheim: filosofar é, acima de tudo, perguntar.

O livro tem sido considerado um pequeno clássico e destina-se a inspirar pensamentos e reflexões e a auxiliar os leitores a falar, escrever e argumentar melhor. A partir das breves biografias dos grandes nomes do pensamento, o autor nos leva a uma viagem divertida e ilimitada pelos caminhos do conhecimento.

Viagem bem importante para nós todos, num mundo que nunca mostrou tantos caminhos, tantas perplexidades e tanta doideira. Pois é, a filosofia pode não ter resolvido alguns problemas da Grécia e de outros pontos do mundo, mas segue charmosamente a nos convidar para uma vida mais rica, ao menos do ponto de vista espiritural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário