quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Mestre Tibetano


O livro de RINPOCHE fala sobre a vida e a maneira mais sábia de vivê-la,tendo a compreensão de sua fugacidade e a possibilidade sempre presente de seu fim.

RINPOCHE esteve no Brasil -no final do ano de 2010:- A CONVITE DO CENTRO DO BUDISMO TIBETANO CHAGDUD GONPA ODSAL LING.

Nessa visita,ele deu ensinamentos no Rio de Janeiro,em São Paulo,e em Porto Alegre,e ,concedeu

ENTREVISTA PARA REVISTA SIMPLES:
[ Liane Alves]







" refletir e aceitar a morte é a melhor maneira de aproveitar a vida...



Quando o livro TIBETANO do VIVER E DO MORRER ( Palas Athena) foi publicado em 1992 na Europa,vários tabus vieram abaixo.



Pela primeira vez um monge budista falava sobre o tema de uma maneira universal,para pessoas de qualquer religião, dando orientações precisas e práticas de visualizações para sere eram feitas na hora da morte,tanto por quem passa pelo processo de morrer como para a família que circundo o agonizante.



O detalhe revolucionário: nessas práticas poderiam ser usadas imagens de quaisquer tradições espirituais,como as de Cristo,de Nossa Senhora,de Buda,ou qualquer outro mestre querido.



O que SOGYAL RINPOCHE propunha era compartilhar o conhecimento acumulado dentro da tradição do budismo tibetano sobre a morte para ajudar todas as pessoas,inclusive ateus.O livro de RINPOCHE fala sobre a vida e a maneira mais sábia de vivê-la,tendo a compreensão de sua fugacidade e a possibilidade sempre presente de seu fim.


1.O que muda na vida quando temos a noção de que podemos morrer a qualquer minuto?

Muda Tudo.Nos dias de hoje,não conseguimos ver vida e morte como um todo indivisível.

Por isso nos agarramos à vida com todas as forças e rejeitamos seu fim.A morte é o nosso medo

supremo,a última coisa para a qual queremos olhar.No entanto,é a única coisa certa que vai acontecer.

2.Quando vejo alguém muito preocupado com a morte,sempre digo para não se preocupar tanto,porque essa é uma tarefa cujo êxito está totalmente garantido:" todos vamos morrer com total e absoluto sucesso.A morte não falha nunca.Na verdade,tememos a morte porque ela nos obriga a encarar o que fizemos com a nossa vida.Atrás do medo da morte está o medo de encarar a nós mesmos ! ... porque o momento da morte é o momento da verdade.Ela é como um espelho em que toda nossa vida está refletida.É disso que temos pavor.Temos de aprender a ver a morte como uma condição natural da vida, e não com medo.Ao contrário ,ela pode nos inspirar a refletir


ela pode nos inspirar a refletir mais profundamente sobre nossas atitudes,nossas ações e nossas decisões.Se se lembrar sempre de que vai morrer,vai se lembrar também da preciosidade da vida.E,não vai querer desperdiçá-la.Refletir sobre a morte é o coração,o cerne de todo caminho espiritual,isso em qualquer uma das tradições religiosas.


[entrevista concedida pelo Mestre Sogyal Rinpoche ]



Nenhum comentário:

Postar um comentário