segunda-feira, 28 de setembro de 2015

" Por Um Mundo Compartilhado "

Editorial
O Editorial Zero Hora destaca o pronunciamento do PAPA FRANCISCO na ONU ,e compara a sua pregação c om a mensagem pacifista da canção IMAGINE de John Lennon,interpretada na mesma ocasião pela cantora Shakira.


 

28/09/2015 - 05h41min
Por um mundo compartilhado Eduardo Oliveira/ARTE/ZH
Foto: Eduardo Oliveira / ARTE/ZH
O papa Francisco e a cantora colombiana Shakira, cada um no seu estilo, ocuparam o mesmo palco na última sexta-feira e emitiram coincidentes mensagens de paz e solidariedade para uma plateia planetária. Ambos fizeram suas manifestações na sede das Nações Unidas, em Nova York, e coincidiram num ponto principal: o ser humano pode, sim, construir um mundo melhor, compartilhado por todos, sem fome nem miséria.
Foi enfático o líder da Igreja Católica, que aproveitou os 70 anos da ONU e uma assistência qualificada, formada por cerca de 150 chefes de Estado e de governo de todos os continentes, para classificar como irresponsável a gestão econômica global, guiada pela ambição de riqueza. O Papa condenou duramente o lucro indiscriminado de organismos financeiros que não estão submetidos ao interesse coletivo e defendeu a regulação desses organismos. Aproveitou, ainda, o momento de grande visibilidade para renovar a pregação em defesa do meio ambiente, lembrando que a sede de poder e a propriedade material sem limites favorecem a miséria, destroem a biodiversidade e ameaçam a própria existência da espécie humana.
Foi precisa e contundente a cantora Shakira ao interpretar para o mesmo público a canção Imagine, de John Lennon, que evoca um mundo sem fronteiras nacionais, sem religiões, sem ganância, sem fome — "sem nada por que matar ou morrer".
Ambos foram aplaudidos de pé pelos assistentes e pelas autoridades presentes. Resta saber se as mensagens de paz e as críticas serão absorvidas por homens e mulheres que detêm o poder de influenciar o destino de milhões de pessoas. Nem a pregação social do líder religioso nem o canto emblemático da artista devem esgotar-se com os aplausos, pois contêm ensinamentos que podem mesmo ser aplicados na construção de uma sociedade planetária mais justa e mais igual.
E esta não é uma tarefa apenas dos governantes. Todas as pessoas podem contribuir com exemplos, ideias e ações nesta cruzada pela proteção do ambiente e pela justiça social.
Como diz um dos versos da canção histórica, é fácil se você tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário