segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Lincoln, Zapata, César, Lênin e Pixuleco






Pixuleco sofreu grave atentado em Caxias do Sul, no fim de semana. Li essa notícia ontem. Você sabe quem é Pixuleco: é o boneco inflável gigante de Lula vestido de presidiário.

Um boneco de plástico esfaqueado furiosa e covardemente. É um fato que diz muito sobre nosso tempo e sobre como andam as coisas no Brasil.

Imagine que dois homens adultos, talvez até alfabetizados, saíram de casa armados com facas e com máscaras nos bolsos das calças. Ao chegarem ao centro da cidade, vestiram as máscaras, puxaram das facas e atacaram com ferocidade o boneco inflável, apunhalando-o como os senadores liderados por Brutus apunhalaram César aos pés da estátua de Pompeu, nos idos de março.

Segundo apurei, o boneco passa bem e sobreviverá. Mas, se consciência tivesse, certamente estaria preocupado. Há quem o ame, tanto que ele tem feito peregrinações pelo país, tornou-se personagem conhecido, virou notícia de jornal e sua reprodução aparece em eventos públicos, como o Rock in Rio. Mas também há quem o odeie de dentes rilhados. Não foi a primeira vez que o agrediram. Uma moça braba, integrante do famoso exército do Stédile, já o esfaqueou, d’outra feita.

Pixuleco está para o Brasil como Martin Luther King, Malcolm X, Lincoln e Kennedy estiveram para os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário