Waldrausch " ... quando as memórias de infância carecem do encanto necessário,sempre temos na ficção um lugar seguro para estar enquanto a tempestade passa "!
Texto de Diana Corso

Ela estava no jardim de casa quando começava uma tempestade.Sentia a vegetação agitada pelo vento,um ar carregado de ameaças.A tempesstade é um encontro menor com o caos.No vento,que anuncia a água e os trovões,há uma gravidade,uma urgência no ar.É um momento de desamparo: dá vontade de correr para um abrigo " estar dentro " - não importa do quê.
Eis que a mãe se aproxima da pequena Lya,paralisada,abaixa-se e lhe sussurra em alemão,língua na qual transitava na infância:" é o "waldrausch " .O " rumor do bosque "!- ela nos traduz.A criança se acalmou,o medo transmutou-se em poesia.A ameaça do mau tempo tornou-se uma espécie de conto de fadas,assustador,mas fascinante,como um filme de terror,uma sinfonia angustiante,que nem por isso deixa-se de escutar.Uma simples palavra pronunciada pela mãe faz a diferença.Deve ter sido assim que ela Lya Luft virou escritora,ofício que,aliás,começou - não por acaso.
Lembro-me de uma amiga que me contava história avessa.Sua mãe pouco saía de casa,sobrecarregando-a com o cuidado dos irmãos.Dentre as ameaças do mundo,eram as tempestades os piores inimigos dessa mulher,movimento no qual recolhia os filhos e abrigava-se embaixo da mesa.

Uma floresta de pensamentos,fantasias e pesadelos feitos de amor e morte.Em nossa turbulenta natureza interior,ventanias,cataclismos se armam de tanto em tanto.Tanto sabemos disso que trememos a cada brisa sinistra,carregada de cheiros que vieram sem ser convidados.Quando as memórias de infância carecem do encanto necessário,sempre temos na ficção um lugar seguro para estar enquanto a tempestade passa,cumprindo seu ciclo.
Há os que partilham suas metáforas ,seus bosques e ventos,ao pé do nosso ouvido.Enquanto outros há,que garimpam essa palavra que permite atravessar a rude natureza da alma.
Diana Corsa é psicanalista.
Lya Luft é escritora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário