quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Qual é o filme da sua vida?
texto: André Gravatá





Uma parte da família da jornalista Eliane Brum mora na zona rural.Quando criança, ela passava os fins de semana por lá.A pequena Eliane brincava o dia inteiro de ser escutadeira e olhadeira:ela se sentava num banquinho e ouvia as histórias dos adultos por horas e horas,sem se cansar.Infiltrava seus ouvidos nas conversas e varria os olhares alheios com suas pestanas.Ela amava- e ainda ama - se deixar preencher pelo extraordinário que habita as pessoas.Que habita gente como você,sim,não só a vida das pessoas ao seu redor,mas também a sua vale uma espiada atenta.Do momento em que você nasceu até hoje,passou-se uma trama complexa,cheia de idas e de vdas.A amálgama das suas diferentes lembranças é um tesouro , um argumento para um filme nunca feito,de múltiplos enredos.

Uma narrativa única,articulada com os registros que resistiram ao esquecimento.
Observar a vida com um olhar generoso é perceber a singularidade da própria história.

É exercitar um olhar insubordinado ,ressignificar o que usualmente é tachado de banal " nada é mais transformador que nós percebermos extraordinários -e não ordinários como toda a miopia do mundo nos leva a creer"! ... afirma Eliane Brum, em seu livro " A Vida que Ninguém Vê ",da Arquipélago Editorial.

A partir do momento em que desconfiamos da banalidade ,começamos a perceber que a vida real é tão interessante quanto a ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário