domingo, 10 de dezembro de 2017

Pronunciamento do deputado Tiririca (PR - SP)



Tiririca, ex ore infantium


Nesta semana, um deputado, com o exemplar da Folha na mão, intimou o presidente do Senado, Eunício Oliveira, a tomar uma providência concreta para reabilitar o prestígio dos representantes do povo.

A reportagem publicou uma enquete na qual 60% dos brasileiros consideravam os parlamentares quase como bandidos. O deputado em questão sofria com o péssimo juízo da maioria dos brasileiros, que tinha vergonha de seus representantes no Congresso.

Na mesma semana, o deputado Tiririca ocupou a tribuna para dizer que tinha vergonha de ser deputado. Como palhaço profissional, sempre sentiu orgulho de sua profissão. Foi deputado mais votado da Câmara, com as sobras de seus votos elegeu três outros deputados.

Até certo ponto Tiririca lembrou que o rei estava nu. Deu a entender que presenciara atos abomináveis dos seus colegas nas comissões da Câmara e no dia a dia da instituição parlamentar.

Não somente a Folha, mas a maioria da mídia, diariamente publica os podres das duas casas do Congresso. Tiririca é um deputado obscuro, cuja eleição estarreceu o Brasil. Nunca antes ocupou a tribuna e, quando o fez, confessou que tinha vergonha de ser deputado.

Houve também no passado o caso do deputado Juruna, que tinha medo de falar aos jornalistas porque só tinha críticas generalizadas ao Congresso Nacional. Certa vez, quebrou o gravador de um jornalista. Ele próprio revelara que quase havia vendido um voto.

Pessoalmente, aprecio Eunício de Oliveira como presidente do Senado. Contudo, dou razão a Tiririca, que pediu a reabilitação moral do Congresso. "Ex ore infantium". Segundo a Bíblia, é da boca dos infantes que sai a verdade. De certa forma, Tiririca é um menino que vê a realidade da política nacional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário