sábado, 18 de maio de 2013

" A Nossa Essência "

Palavra de Médico

J.J.Camargo é cirurgião torácico e confia que o

" BRASIL " ainda pode vir a ser uma grande

" NAÇÃO ".
A Nossa Essência
" os brasileiros precisam de um choque de humanidade para este gigante ser,de fato uma nação .
Claro que existem pessoas boas e más em todos os lugares , e não é com exemplos desgarrados que se constrói a identidade de um País.O que somos como nação depende
do coletivo , e este se constrói com educação , responsabilidade , ética , noção de dever precedendo o direito, respeito aos outros, solidariedade e alguma sorte na base genética.
Já tinha me comovido com a atitude solidária dos japoneses durante a catástrofe do tsunami, ecom o quanto aquilo contrastava com o desespero das víktimas das enchentes
em Teresópolis - no Rio de Janeiro , que relutavam em abandonar suas casas pela certeza de que seriam saqueadas.
O relato que circula na internet deste estudante da USP , estagiando no Japão , expõe o nosso egoísmo como uma chaga, mas pelo menos serviu para acender um farol de inquietude no coração daquele jovem.Acho que precisamos desse tipo de choque, um choque de humanidade ! Afinal, de que somos feitos ?
" ... ontem domingo, fiquei o dia todo fora.E como só voltei para casa tarde da noite , não cheguei a ver nenhuma notícia sobre o BRASIL .Só meu amigo Léo que me avisou rapidamente pelo Whats App, no domingo à noite , que um incêndio em uma boate no Sul do Brasil, matou um monte de jovens .Hoje pela manhã cheguei para trabalhar, e muitos japoneses que trabalham aqui na ONU estavam enfileirados,lado a lado,na porta do escritório, com uma expressão grave em seus rostos.Todos se curvaram respeitosamente para mim,e um a um, expressaram seu " profundo pesar diante da tragédia que atingiu o seu povo, Zaccarô - san " .
Muitos funcionários japoneses ,desde altas autoridades até a velhinha da limpeza,expressaram suas condolências nos corredores, quando nos encontramos, pelo mesmo motivo, e nos mesmos termos.
E eu só sou um " zé ninguém ", aqui. Sou somente mais um no meio de tantos outros.Fui o último a chegar...
E, confesso que nem tinha me sentido atingido pela tragédia.Obviamente fiquei muito triste com o ocorrido e senti pena dos envolvidos , mas não tinha me sentido atingido " pessoalmente " e, talvez, muitos aqui também não .Não é a nossa família,e não são nossos amigos ou conhecidos...
Também somos jovens ,e também frequentamos boates e barzinhos ,e de repente você pensa que poderia ser com você ,também, naquele lugar que todos costumamos ir...
" Não sei o que pensar sobre nós,
BRASILEIROS, e Nossas POSTURAS
diante de nós mesmos e de outros<BRASILEIROS >".
  < * estudante da USP estagiando no Japão .>
Mas os japoneses falaram como se os envolvidos fossem parte da minha própria família.
" ... seu povo , sim, Zaccarô - san ... "

Isso disparou uma série de reflexões em minha cabeça sobre fraternidade real, senso de coletividade, identidade cultural e nacional, nacionalismo ,e por aí vai !
Não consigo mais parar de pensar nisso tudo !
Nem preciso dizer o quanto isso me emocionou.E até agora, ao escrever isso aqui , eu não sei direito o que pensar sobre nós ( os brasileiros ) e nossas posturas diante de nós mesmos e dos outros brasileiros, como povo de um mesmo País.


Gostaria que os pais daqueles jovens pudessem receber e sentir o que os japoneses falaram por aqui.Isso foi para eles, não para mim... ou foi para mim, e eu, até então, não tinha percebido nada disso ???
E talvez tenha sido para você também. Para nós !
Pois , é, meu jovem, quem sabe um dia o gigante do berço esplêndido desperte para ser de fato uma NAÇÃO.
               E, uma dessas de deixar a gente orgulhosa.Aí sim, imagina a festa !

Nenhum comentário:

Postar um comentário