sábado, 14 de outubro de 2017

QUE ENSINA OU QUE EDUCA?

LEANDRO DE ARAÚJO*

 Resultado de imagem para educar


O papel educador da escola passa, essencialmente, pelo professor. Toda vez que ele pede ao estudante que espere sua vez, sente direito ou "tire o lápis da boca, seu relaxado", está indo além do seu papel de ensinar e tratando de devolver à sociedade uma pessoa melhor do que recebeu de nós, pais.

Esta característica formadora de caráter está cada vez mais nas mãos dos educadores, pois se foi o tempo em que o pai trabalhava e a mamãe ficava em casa tomando conta dos pimpolhos. Hoje os pais muitas vezes trabalham até em casa, durante o jantar. Os preciosos minutos com seus filhos acabam não sendo "desperdiçados" com algo tão desinteressante quanto torná-los pessoas melhores. Sobra para quem, então?

O professor assume o papel de pai, mãe e, por vezes, até de avós de seus alunos. Aconselha, acolhe e exige. Muitas vezes, passa mais tempo com nossos filhos do que nós mesmos, se considerarmos o tempo em que, mesmo estando em casa, não podemos atendê-los como merecem. Ele conhece nossas crianças reais, aquelas que elas exibem próximo de seus iguais e longe dos nossos olhos apaixonadamente cegos. O professor sabe que seus alunos são humanos e, consequentemente, sabem persuadir e dissimular. Nós preferimos não ver isto, porque o defeito do filho reflete diretamente no pai, que o imagina (e deseja) a sua imagem e semelhança. Ao mestre, corriqueiramente, cabe o fardo de ser defesa, acusação e juiz. E carrasco, se for o caso. Isto não o deixa feliz, mas faz parte de sua missão.

Aos professores, o agradecimento por serem um pai para meu filho, melhor do que eu tenho tido tempo para ser. Por ensiná-lo muito além do bê-á-bá e dos números. Por terem que encarar cerca de trinta desafios diários, quando eu me atrapalho com apenas um. Muito obrigado a todos os mestres que, mais do que ensinar, vão educar, pois, além de todo o conhecimento que vão transmitir, ainda vão fazer de nossos filhos pessoas melhores.
 --------------------------
* Fotógrafo e educador da Rede Marista aquecimento@aquecimentocenico.com.br
Fonte:  http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=9b2325e0e39703a0f619db7032e9d279

Nenhum comentário:

Postar um comentário