sábado, 14 de outubro de 2017


                                       O QUE É QUOCIENTE DE ADVERSIDADE?

O quociente de adversidade é extremamente importante no mercado atual, sendo uma das características mais importantes buscadas no mundo corporativo, já que quem tem esse atributo consegue lidar melhor com suas emoções, independente das adversidades, sem que isso interfira negativamente no trabalho.

Para entender melhor o QA utilizaremos o prefácio escrito por Stephen Covey, autor do best seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”,  para o livro “As vantagens da Adversidade” de Paul Stoltz, onde ele relata uma experiência que ocorreu no Havaí durante uma licença que tirara da universidade à qual era ligado.

Certa vez quando ele estava visitando uma biblioteca neste país e caminhando entre suas estantes puxou da prateleira um livro que chamou muito a sua atenção.

Covey diz que o que leu foi tão inspirador, tão estimulante e profundo, que mudou sua vida daquele momento em diante, esta mensagem especialmente o impactou:

 “Entre o estímulo e a resposta, há um espaço. Nesse espaço se localizam a liberdade e o poder de mudar nossa resposta. Nessas escolhas se encontram nosso crescimento e nossa felicidade”.

Ao ler essas palavras, Stephen Covey compreendeu que entre uma adversidade e a resposta existe um espaço. Nesse espaço se encontram o poder e a liberdade de escolher entre desistir e culpar os outros pelos problemas ou superar a frustração e tirar proveito da adversidade.

Em outras palavras, quando a adversidade, o sofrimento, o desapontamento e a injustiça surgem, as pessoas podem se transformar em vítimas, consumidas pela doença do cinismo, da crítica, da queixa e da comparação; ou podem aprender a “domar” a si mesmas e tirar alguma sabedoria, que sempre estará presente num momento difícil.

É sobre isso que se trata o Quociente de Adversidade. A capacidade de gerenciar os sentimentos e ações em prol de um objetivo maior. É uma das competências de vendas mais desejadas pelas empresas!

Nesse sentido, Stoltz pesquisou mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo para entender e tentar classificar a habilidade dos indivíduos em lidar com as adversidades. Os 3 Tipos de Indivíduos do QA

Ao final dessa pesquisa, Stoltz conseguiu identificar 3 tipos de indivíduos: os desistentes, os campistas e os alpinistas:

Os Desistentes seriam aqueles que tem dificuldade em suportar o peso dos desafios. Julgam-se injustiçados, dão várias desculpas e estão sempre na posição de vítimas. Frustram-se facilmente, logo, tendem a desistir de seus planos, objetivos e aspirações. Segundo Stoltz eles são 10% da população.

Os Campistas, cerca de 80% das pessoas, são aqueles que conseguem superar as adversidades, mas que, ao conquistar algo de bom para si, acabam por acomodar-se numa zona de conforto.

Os Alpinistas são indivíduos que buscam novos desafios constantemente, desafiam regras em busca de melhorias, não se conformam com a mediocridade, se atualizam constantemente e se arriscam para alcançar seus objetivos. Eles são 10% da população.

Pessoas com elevado Quociente de Adversidade entendem que todos os problemas enfrentados são limitados na profundidade e na duração, portanto, conseguem reagir de maneira mais rápida e eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário