sábado, 9 de junho de 2012

" o inesquecível de uma atitude",J.J.Camargo

                                         O inesquecível de uma atitude

J.J.Camargo [ é cirurgião torácico e diretor do Serviço

de Transplante da Santa Casa de Misericórdia]


Nas relações coletivas ,há uma compreensível tendência a valorizar o macro,em dettrimento do pormenor,porque este teoricamente interessa a menos gente.Esse princípio,que pode ser válido,por exemplo,na avaliação de marketing,não funciona assim na percepção de alguém fragilizado pelo medo da morte,atento aos mínimos detalhes,terrificado que está pela sensação torturante de que é o mais vulnerável dos mortais.
Isto explica as respostas inesperadas quando perguntamos a um paciente qual foi a experiência mais marcante ou a descoberta mais memorável de sua internação.
Usualmente , a resposta é a descriação de uma situação que não valorizamos e contransgedoramente,assumimos que nem havíamos percebido.
O Ramires ,um advogado do centro - oeste,queixoso de maus tratos em outro centro onde seu transplante de pulmão foi negado porque ele tinha também uma grande hérnia de hiato,foi admitido no nosso programa e três meses depois transplantado.
No fim do procedimento ,a hérnia que tinha sido o pivô da recusa foi corrigida,e o pós operatório foi uma maravilha.
Duas semanas,depois,por ocasião da alta,peguei uma carona na sua alegria e talvez por carência ou simplesmente necessitado de um elogio,perguntei-lhe:" O que foi o mais inesquecível dessa sua experiência hospitalar?"
E,ele ,meio encabulado ,mas com o olho brilhando de emoção:" de tudo o que aconteceu aqui ?!"... - " Sim,tudo !"
" Bem,foi a chegada ao hospital.O Senhor lembra que me chamou às duas da madrugada? Pois quando cheguei ao Dom Vicente Scherer ,eu estava com tanta falta de ar,que nem me animei a acompanhar minha mulher no estacionamento,apesar de saber dos riscos daquele hora.;Ela me deixou na portaria onde fui recebido pela Ana Lúcia,uma mulata de sorriso lindo,que me disse:" não perrca tempo aqui,porque a burocracia eu faço depois com a sua esposa.Suba diretamente para a UTI,aonde vão lhe preparar para o transplante".
E então ela me ajudou com o carrinho do oxigênio até o elevador e quando a porta ia fechar ela pôs a mão,a porta reabriu,ela me deu um beijo e me disse "" boa sorte... eu vou rezar pro senhor!"
Voces são maravilhosos mas o que certamernte nunca vou esquecer é a sensibilidade e o afeto daquela moça,que tendo percebido meu medo e aminha solidão naquela madrugada fria,foi capaz de ser solidária,doce e generosa.
Foi assim que uma simples atitude se cristalizou no coração daquele homem.
Inesquecivelmente,e ah.... doutor,o seu transplante foi bem legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário