domingo, 20 de novembro de 2016

A LAVA JATO APOIAR E RENASCER A ESPERANÇA

Sergio Moro é o juiz federal que comanda a 13ª Vara Criminal de Curitiba. Ele é o responsável pelo julgamento em primeira instância dos crimes constatados na Operação Lava Jato, considerada como a maior investigação contra a corrupção do país. Por causa de sua atuação nessa operação, Moro ganhou notoriedade entre o público brasileiro.
O juiz federal Sérgio Moro participa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado de audiência pública sobre projeto que altera o Código de Processo Penal  (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Sergio Fernando Moro nasceu no dia 1º de agosto de 1972 em Maringá, no interior do Paraná. Cursou Direito na Universidade Estadual de Maringá e mestrado e doutorado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Além disso, Moro cursou o programa de instrução de advogados da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Moro se tornou juiz em 1996 e iniciou sua carreira no Tribunal Regional da 4ª Região, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De 1999 a 2002, comandou a 3ª Vara Federal de Joinville, em Santa Catarina. Entre 2003 e 2007, participou, entre outros, do julgamento de casos de corrupção no Banestado e em seu desdobramento, a Operação Farol de Colina. Em 2012, auxiliou a ministra Rosa Weber no julgamento do mensalão.
            
Desde 2014, Moro comanda a Operação Lava Jato, considerada pelo Ministério Público Federal como a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. A Lava Jato começou investigando postos de combustíveis que movimentavam recursos ilícitos, mas se expandiu e atingiu grandes empresas brasileiras, como a Petrobras e a Odebrecht, e políticos de vários partidos.
Por causa de sua atuação na Lava Jato, Sergio Moro é idolatrado por vários brasileiros e ganhou até boneco fantasiado de super-herói. Além disso, algumas de suas ações causaram controvérsia, como a decisão de divulgar áudios com uma conversa entre a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário